Carvalho - Perícia Médica
11 3774 3511
Insalubridade & Periculosidade

INSALUBRIDADE

A palavra insalubre vem do latim e significa tudo aquilo que origina doença, sendo que a insalubridade é a qualidade de insalubre. 

Para definição no dicionário, "insalubridade é caráter de insalubre", ou seja, "insalubre: que não é salubre; que não é saudável; doentio". 

Já o conceito legal de insalubridade é dado pelo artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho, nos seguintes termos:

"Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos".

O artigo 195, caput, da CLT, prevê que a caracterização e a classificação da insalubridade far-se-á sempre através de perícia.

PERICULOSIDADE

Como definição tem-se que Periculosidade é a Qualidade ou condição de periculoso, de perigoso (dic. Aulete); segundo Michaelis é a Qualidade ou estado de ser perigoso.

O artigo 193, da CLT conceitua a periculosidade para inflamáveis e explosivos da seguinte forma: 

"São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado". 

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE

O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, conforme algumas condições preestabelecidas pelo Ministério do Trabalho: 

São periculosas as atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substâncias inflamáveis ou explosivos, substâncias radioativas, ou radiação ionizante, ou energia elétrica, em condição de risco acentuado.
   

 
COPYRIGHT (C) 2024 CARVALHO PERÍCIA MÉDICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA TRITON.